segunda-feira, 23 de julho de 2012


no preview

                                           O Mito da caverna


O mito da caverna é considerado uma síntese do pensamento platônico.

Este mito é uma alegoria bem atual, pois revela o "mundo" das aparências. Nele há pessoas presas a grilhões no pescoço, pés e mãos, desde pequenos.Essas pessoas nunca se depararam com o "Real", com o quê de fato existe. Elas tinham apenas uma vaga ideia através das sombras e, de seus movimentos. Hoje em dia, vivemos numa caverna como a do mito, pois vivemos do que está aparente, não tendo o real conhecimento das coisas nem do "Outro".Temos a ideia superficial das pessoas e das coisas, quando digo "temos apenas uma ideia, não digo todo mundo, contudo a maioria das pessoas pouco se conhecem, pouco sabem uma das outras. Vivemos na superficialidade , e o mito fala justamente do superficial, do aparente, da ilusão.
     
Os grilhões simbolizam nossas "amarras" psíquicas, temos ideias pré estabelecidas, ideias arraigadas em nosso inconsciente coletivo. Estamos presos por ideologias disseminadas e impostas pela mídia e pela sociedade. Nossas ideias estão atadas e sem que percebamos somos coagidos a pensar e agir de acordo com a imposição da sociedade, que coercivamente nos dita tendências, ideias e sonhos.
Somos o tempo todo atacados, agredidos, forçados inconscientemente a nos moldar e, assim, nos despersonalizamos. Somos forjados, manipulados, moldados, perdemos nossa identidade no meio da multidão, já que temos que nos adaptar as demandas da sociedade, temos que nos adequar aos moldes pré estabelecidos e previamente ditados pelo coletivo.

             No mito um dos presos consegue se libertar dos grilhões, (que simbolizam os pré conceitos, pré julgamentos e, tudo o mais que representa a prisão intelectual, quando não há profundidade de conhecimento) e tem a responsabilidade de voltar para a caverna e libertar os que ficaram presos. O quê acontece, ele volta e compartilha do saber, conta da experiência que teve fora da caverna, porém, os prisioneiros não acreditam nele, porque estão "aprisionados" nas ideias, não conseguem se libertar dos conceitos pré estabelecidos nesses longos anos na sombra dos fatos reais. Uma vida inteira na superfície das coisas, os presos não possuíam a capacidade de compreender a profundidade  do que de fato existia além do imaginário, além das sombras projetadas nas paredes da caverna.



no preview


Atualmente, as pessoas estão atadas, a maioria não sabe de fato quem é, quem são as pessoas que as circundam.O desafio do ser humano é ser humano.Precisamos nos voltar para nós mesmos, refletirmos sobre quem somos, o quê nos tornamos,precisamos pensar no "Outro", quem ou o quê está a nossa volta.


O mito nos instiga a pensarmos por nós mesmos, nos  inspira a ir além das aparências e, não simplesmente aceitar o que nos é imposto, nos convida a nos libertar dos grilhões de tudo que nos prende e oprime.
Ele nos propõe a irmos além das sombras das pessoas e das coisas, ou seja, sua proposta é de nos liberarmos de tudo que não nos permita ir além do que parece ser real, propõe que olhemos as pessoas e as coisas por novas perspectivas, como se nos impulsionassem a nos dar novos olhares para as pessoas e as coisas.





Caverna








































Nenhum comentário: